Diversificação
Se você, como eu, é um pequeno produtor rural, fuja da monotonia.
Já deve ter ouvido o ditado “nunca coloque todos os ovos em uma cesta”, certo? É um ditado do campo para o campo, mas, não serve apenas para a coleta dos ovos, é extremamente necessário para o pequeno produtor, e resumidamente quer dizer, diversifique.
O que quero dizer com diversificar na propriedade? Pensando em diversificação, precisa ter 3 pensamentos distintos, curto prazo, médio prazo e longo prazo.
Difícil falar em curto prazo quando se trata de agricultura ou pecuária, tudo envolve um certo tempo para se desenvolver, então, falaremos de curto prazo no que pode ser atingido em até 90 dias. Esse é o seu “fluxo de caixa” vamos dizer assim, com ele, você traz dinheiro para sua casa, para as contas do dia a dia e consegue separar uma parte para reinvestir no médio e longo prazo. E o que fazer com o esse tempo? 90 dias é muito pouco tempo, não é mesmo? Sim e não. Com 90 dias, você não consegue colher milho, nem soja, nem feijão, mas, consegue colher verduras e diversos condimentos, como alface, almeirão, cebolinha verde, salsinha e tantos outros que cabem na sua horta, ou mesmo uma criação pecuária, como a de frangos em um sistema confinado, a do leite com a compra de vacas já ordenhando e a fabricação de derivados do leite, bem como poderá surgir ideias geniais para você agora depois de ler e verificar a sua região quais são as maiores procuras.
Agora precisamos falar do médio prazo e estamos falando aqui em mais de 90 dias, chegando a alcançar os longínquos 360 dias e é nele que a mágica acontece. O médio prazo vai auxiliar com seu “fluxo de caixa” e também vai pagar as contas mais pesadas, os seus financiamentos de investimentos e um acréscimo nos seus investimentos de longo prazo. Quando falo em médio prazo, estou falando do milho doce, do feijão, da mandioca, dos legumes, das pimentas doces, das ardidas, da criação de galinhas para postura e dos derivados que podem surgir de acordo com suas ideias e também da disponibilidade que tem na sua região. Tenho certeza que vai surgir outras ideias para você ao completar essa leitura.
Por fim, falamos aqui do longo prazo. Nele, vamos trabalhar durante o curto e o médio prazo e só vai iniciar as colheitas quando ultrapassar os 360 dias. Se trabalhado corretamente, com boas instruções e manejo, será o seu fôlego quando der algo de errado no curto e médio prazo. Aqui estamos falando do cultivo das frutas perenes, com uma diversidade gigante e vai da sua escolha, de acordo com o estudo da sua região para implanta-las. Também é possível pensar em longo prazo, os bezerros que nasceram da gestação das vacas de ordenha, das galinhas que estavam em postura e que a partir dos 180 dias passam a ser pensadas em corte, entre outros que tenho certeza que irão pairar na sua mente agora.
Em resumo, pensar em diversificar não é algo de outro mundo, é algo que você que está lendo provavelmente já faz no seu dia a dia, mas sem nem perceber que o faz. O meu proposito quando ler esse material é uma forma de organizar os seus pensamentos sobre como atua e como atuar dentro da propriedade que gerencia. A diversificação é algo muito trabalhado no mundo dos investimentos, no mercado financeiro onde também existe uma extensa gama de produtos para investir, como renda fixa, ações, fundos imobiliários, fundos de ações, entre outros.
Procure sempre estar atrás de conhecimento e busque a diversificação com técnica através de teorias e práticas já utilizadas, depois vá aperfeiçoando à sua maneira. Não se esqueça que o conhecimento é o melhor caminho para grandes realizações.