Receita:
Dosagem para 10 litros de agua.
Sulfato de cobre – 100 gramas
Cal virgem – 100 gramas*
Modo de usar:
Dissolver ambos em vasilhas separadas 1 dia antes da aplicação em apenas 1lt para cada.
Em um balde, colocar 8 litros de agua, seguido do sulfato de cobre já dissolvido e ir adicionando a cal virgem aos poucos e controlando o PH, até que o mesmo fique entre 6,0 e 8,0 aproximadamente. Sendo o ideal PH 7,0 (neutro). A dosagem da cal varia devido ao PH da agua, que são algumas mais acidas e outras mais alcalinas.
A dosagem deve ser diminuída em casos da saída da brotação, pode ser reduzida pela metade e ir aumentando conforme os brotos se desenvolvem.
Depois de unidos as misturas aplicar no mesmo dia. Para armazenar dissolvido, não realizar a mistura, mas sim deixar em embalagens separadas, dessa forma pode ser armazenado por aproximadamente 60 dias sem perder sua eficiência.
Quando aplicar e para que aplicar:
A calda bordalesa é utilizada no controle e prevenção de diversas doenças fúngicas que acometem as plantas, podendo ser aplicada nas mais diversas variedades que compõem na propriedade, variando das mais diversas frutíferas a até mesmo nas flores e legumes antes da sua frutificação.
Muito utilizada na agricultura orgânica, por não dispor de aditivos químicos, ela é aplicada como prevenção das mesmas. Em locais com baixa incidência das doenças fúngicas, ela pode ser aplicada com periodicidade de 30 dias, sendo reduzida conforme as incidências da entrada de doenças.
Deve haver um cuidado quando aos horários de aplicação, sendo a preferência em dias quentes, mas nos horários mais frescos do dia pois pode haver queima das folhas por fito toxidade devido á altas temperaturas. E em dias com a temperatura muito baixa, sua eficácia torna-se baixa ou quase nula.
Receita:
Dosagem para 3 litros de agua:
Sulfato de Cobre – 60 gr.
Cal Virgem – 20gr.
Indicação:
A mistura da pasta bordalesa deve ser usada logo após o seu preparo (diferente da calda bordalesa que deve aguardar 24 horas para seu uso), é indicada para tratar as feridas que ficam após o corte da poda de troncos mais espessos e também para controle de fungos que acometem no tronco principal e em rachaduras causadas pela própria incidência do tempo.
O enxofre é um macronutriente extremamente necessário para a saúde da sua planta, colabora com o desenvolvimento vegetal da planta auxiliando na absorção dos outros nutrientes essenciais no seu desenvolvimento. Atua também no sistema da planta de forma a contribuir para a defesa contra pragas e doenças.
Dosagem e modo de usar:
30 gramas – 10 litros de água.
Dissolver e aplicar no mesmo dia, em horários com temperaturas amenas.
Enxofre
O enxofre é um macronutriente extremamente necessário para a saúde da sua planta, colabora com o desenvolvimento vegetal da planta auxiliando na absorção dos outros nutrientes essenciais no seu desenvolvimento. Atua também no sistema da planta de forma a contribuir para a defesa contra pragas e doenças.
Dosagem e modo de usar:
30 gramas – 10 litros de água.
Dissolver e aplicar no mesmo dia, em horários com temperaturas amenas.
Dosagem – 50ml para 10 litros de água.
Indicação:
Muito utilizado como um repelente natural de insetos e acaricida. O óleo faz uma camada de proteção e os repele da planta, deixando –a mais sadia.
Em caso de infestação de lagarta, pulgão, mosca branca e entre outros, pode ser adicionado 30ml de colosso para 10 litros de agua, que irá fazer um excelente controle dos mesmos. E em casos com percevejo, Decis ou Abamectina podem ser utilizados em uma dosagem de 3ml para cada 10 litros de agua.
É ideal que todas os monitoramentos das pragas e recomendações de produtos, bem como, suas dosagens sejam feitas por um profissional certificado, que monitore frequentemente e auxilie na produção, para assim ser respeitado as carências e ciclos de cada praga invasora.
Uma técnica muito utilizada no controle de mato na agricultura orgânica é o uso do encerado ou lona plástica em linhas de cultivo.
Modo de usar: Estenda o encerado ou a lona por cima do local onde deseja fazer o controle do mato e feche as beiradas com terra, a fim de não deixar passar oxigênio. Deixe por aproximadamente 10 dias, retire do local e repita em outra área que deseja controlar. Dessa forma, mantem-se a matéria orgânica no solo sem uso de agroquímicos. O mesmo também pode ser feito no anel em volta da frutífera, faça o mesmo procedimento no raio que está o anel da planta e mantenha pelo tempo que necessitar.